Gestão empresarial impõe desafios, mas foco precisa estar na complexidade das pessoas

Publicado em: 17/11/2021

Curso da Ajorsul Educar tratou as necessidades e os segredos para uma comunicação organizacional eficiente

O universo empresarial vem acompanhando as evoluções da sociedade e hoje já apresenta alterações nos processos organizacionais de antigamente. Atualmente, um gestor eficiente foca também na necessidade de saber gerir pessoas e sentimentos. Para o especialista em Psicologia Organizacional e consultor de RH, Everton Zambon, somente remuneração não "segura" bons profissionais e entender com que se está lidando é a melhor forma de garantir o sucesso nos negócios e um ambiente saudável.

"Tudo que envolve pessoas, nós como gestores, temos o principal dilema que é atrair, desenvolver e reter os talentos que conseguimos para trabalhar conosco. Não adianta não cumprir somente um ou dois desses objetivos. Tudo isso tem a ver com gestão de pessoas e com o ciclo dos colaboradores. Isso precisa estar muito claro. Quem é esse colaborador. É preciso conhecer esses detalhes", afirmou Zambon, que ministrou o curso Comunicação Empresarial: desenvolva e gere resultados, organizado pela Ajorsul Educar.

O especialista garante que o ambiente profissional em que se trabalha interfere na qualidade do serviço executado. "Temos que nos comunicar melhor. Buscar qualidade de vida no trabalho. Não adianta somente a teoria, precisamos por em prática".

Outro ponto importante para a gestão é a paciência e a dedicação para ensinar esse novo colaborador contratado. "A palavra é investimento. Temos que investir tempo para treinar essas pessoas e assim permitir que elas compreendam como funcionam os processos dentro da organização. Sempre lembrando, não é fácil ensinar pessoas. Cada um tem um tempo e uma forma de compreensão. A comunicação nesse ponto é fundamental. A maior competência aos gestores é lidar com pessoas, que não vem com um manual pronto", definiu.

Zambon propõe reflexões dentro dos perfis que se contrata e medidores para compreender a produtividade de cada um. "Precisamos diferenciar o profissional que faz tudo certo, mas não traz resultado, e o que traz resultado. O sentido de tudo é produzir e gerar lucro", pontuou. Ao longo do curso, ele também apresentou conceitos como o do Absenteísmo - quando o profissional acaba faltando demais ao trabalho. "Em casos assim, pelos estudos, nem a empresa e nem o colaborador estão felizes com essa situação. Quando isso começa, o ambiente não está saudável e é preciso agir".

O curso "Comunicação Empresarial: desenvolva e gere resultados" fez parte da programação oferecida pela Ajorsul dentro dos cursos de qualificação do Ajorsul Educar. Profissionais que tenham interesse podem buscar outras informações no site www.ajorsul.com.br/educar/cursos