Para sair mais forte da crise é preciso acreditar em si e no próprio trabalho

Publicado em: 22/09/2020


Ensinamento esteve presente na primeira aula de curso organizado para o segmento de Joias, Relógios e Óptica

O primeiro de uma série de encontros realizados de forma online trouxe algumas reflexões importantes para que todos possam sair mais fortalecidos do quadro atual de adversidade no cenário econômico. A iniciativa do curso é da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul).

O curso “Os Pilares para uma Marca de Sucesso” é promovido por Andreza Leite e Angelo Zambon e integra a programação do Ajorsul Educar.

“Muitos empreendedores estão crescendo nessa crise porque eles acreditam no que estão fazendo. Não existe crescimento na zona de conforto. É onde começo a prosperar e ganhar mais dinheiro porque estou desafiando a comodidade. Uma dica que procuro dar é que preciso me tornar maior do que o problema. Se eu sou nota cinco e o problema é nota oito, fico com medo do mercado. Se vou atrás, foco, estudo e me desenvolvo me torno nota dez e o problema fica pequeno”, afirma Angelo Zambom.

Durante sua fala, o palestrante também reforçou a importância de colocar em prática aquilo que é planejado para o negócio. Segundo ele não adianta ter a melhor estratégia do mundo. Se não acreditar na equipe e no que está sendo oferecido, seja um produto ou um serviço, a estratégia não vai funcionar.

“Não vendemos joias ou relógios e, sim, uma solução para alguém. Se o cliente não acredita no que está comprando e o vendedor não acredita no que está vendendo, não vai dar certo”, acrescenta.

Andreza Leite acrescenta que um erro comum é muitas pessoas depositarem suas energias apenas em tecnologia e soluções físicas e aponta dois modelos diferentes de personalidades.

“É lógico que faz diferença, mas a grande questão não é esta e, sim, compreender para quem estou servindo e para quem estou comunicando. Pessoas de fracasso são as que tem ideias incríveis mas para os outros. Não prospera e não cresce. É a pessoa que pensa muito mas pouco aplica e faz para ter a vida bem sucedida. Pessoas de sucesso aplicam, analisam, veem possíveis pontos de melhora e aplicam de novo. Limitamos muitas vezes a ideia de sucesso para quem tem dinheiro e nem sempre isso é uma realidade”, explica.

As aulas prosseguem nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Outras informações sobre os cursos da Ajorsul podem ser obtidas através do email educar@ajorsul.com.br.