Designers gaúchas participam de exposição de joias autorais em Londres

Publicado em: 09/03/2020

Lisia Barbieri e Gloria Corbetta na Collect Brazilian Jewelry

As joalheiras gaúchas Lisia Barbieri e Gloria Corbetta integram o seleto grupo de designers brasileiras que irão expor suas criações na Collect Brazilian Jewelry – edição Londres que acontece de 9 a 15 de março, no Espacio Gallery, em Shoreditch.

A joalheira e designer Lisia Barbieri, foi buscar inspiração nas pedras preciosas brasileiras e apresenta em Londres a coleção Therapy, formada por seis peças exclusivas. Cada gema foi lapidada artesanalmente, respeitando o formato e mantendo suas raízes e características – que encantam pela beleza e únicas como uma verdadeira obra de arte.

Lisia estudou em Florença na Itália, grande berço da joalheria, onde frequentou a Alcchimia Scuola di Gioielleria. Participou de exposições na Itália, Inglaterra e Alemanha, trabalhou com o designer italiano Francesco Bertazzo e com sua mestra Yoko Takirai.

“Vejo a joalheria contemporânea como uma arte atemporal onde o designer utiliza sua inspiração e técnica para criar peças únicas que de alguma maneira toca quem as apreciam”, destaca Lisia Barbieri.

Gloria Corbetta, escultora e designer de joias apresenta uma coleção de peças exclusivas inspiradas no Pantone de 2020 – azul, passando por todas as tonalidades da cor, e no centro, o colar impressionista – uma obra única da artista e alusiva arte francesa do século XIX.

Gloria Corbetta define a joalheria autoral como esculturas de uso pessoal.

"Refletem a alma, o estilo e a técnica de quem as criou. Não segue moda e tem uma duração sem fim, passando de geração para geração", reflete Gloria Corbetta.

O coletivo Collect Brazilian Jewelry, criado pela gaúcha, radicalizada em São Paulo, Dorine Botana, há 19 anos, tem como missão mostrar ao mercado internacional que o Brasil é um dos principais fornecedores de joias autorais do mundo e unir os grandes nomes da joalheria autoral brasileira. Dorine também integra o grupo de designers com peças em exposição.

Dorine, já produziu eventos na Suécia, França, Dinamarca, Hungria, República Checa, Itália, Espanha e Portugal.

A exposição reúne ainda outras 15 designers de diferentes partes do Brasil para mostrar seu trabalho e experimentar a arte de fazer negócios no setor de joalheria no mercado internacional.

Edição: Marcelo Matusiak