Formas de expandir sua empresa

Publicado em: 28/10/2019


Dicas jurídicas


O empresário inicia seu negócio com a esperança de ter um bom retorno. Quando isso ocorre, surgem dúvidas de como expandir sua empresa, buscando ampliar seu mercado de trabalho e o território abrangido por suas atividades.


O Direito dá algumas opções para expansão. A mais comum delas é a abertura de filiais. A Filial deve ser registrada na Junta Comercial em que o empresário possui registro e receberá CNPJ vinculado à sede. Apesar de independência financeira e de registros, as responsabilidades de sede e filiais são interligadas, podendo o patrimônio integral ser utilizado para pagamento de dívidas. Ao abrir uma filial, além de uma boa pesquisa de mercado, importante contar com o auxílio de um advogado ou contador para realizar a alteração contratual e proceder aos registros nas Fazendas Federal, Estadual e Municipal (quando obrigatórias), a fim de assegurar a regularidade.


Outra forma de expansão de atividades é através do sistema de Franquias. Diferente das filiais, as unidades franqueadas são independentes da franqueadora, sendo montadas e operacionalizadas por terceiros (franqueados) que têm a integral responsabilidade pelas atividades da unidade franqueada. Para ser uma Franqueadora, a empresa deve elaborar uma série de contratos (Circular de Oferta de Franquia e contrato de Franquia), além de idealizar um plano de negócios sólido para suas unidades.


Cada negócio tem sua peculiaridade, e a forma ideal de expansão é escolha de seu idealizador, dando o direito opções para cada perfil de empreendedor.


Carolina Zenha Saraiva

Assessoria Jurídica

Ajorsul